sexta-feira, 5 de outubro de 2012

as conclusões do projeto



conclusões a partir do protótipo

    O maior ensinamento que a produção do protótipo traz é a importância de se usar todos os artifícios que assegurem que o projeto é possível de ser fabricado - e minimizar as chances de restrições e problemas durante o processo. Consultar especialistas durante a geração de alternativas, imaginar o passo a passo da produção e discutir com pessoas não envolvidas no trabalho são ações que minimizam as chances de haver equívocos projetuais - tanto na produção como durante o uso.
    A produção do protótipo da luminária mostrou, por exemplo, a necessidade de se haver um espaço para o escoamento do calor. Além disso, foi a chance de se pensar em detalhes que ficaram esquecidos inicialmente como a forma de se prender os cabos de aço no teto e a necessidade ou não de se esconder a fiação.
   Já na produção do pufe percebeu-se a dificuldade de se trabalhar com a técnica do amarradinho e foi possível discutir sobre os problemas e solucioná-los.
   O protótipo foi essencial por ter tornado o produto possível de ser fabricado e principalmente por ter dado coerência ao projeto, alinhando o que se desejava inicialmente, à solução formal e a perspectiva de uso do produto.

conclusões do produto:

   Tudo o que se passou durante o desenvolvimento dos produtos mostrou a importância de se pensar em cada parte do processo, da catação do material ao acabamento do protótipo. Uma vez que a intenção é fazer um produto sustentável, todas as etapas precisam ser pensadas afim de, por exemplo, não se utilizar mais material do que necessário, nem gerar desequilíbrios aos que produzem a peça. Todos os passos precisam  ser dados considerando o meio ambiente, os materiais, seus descartes, e principalmente, deve sempre existir preocupação com quem for trabalhar na produção.

   Outro ponto que deve ser considerado é o uso dos produtos por seu público final. Algumas vezes se dá total atenção ao processo e aos conceitos, se esquecendo da real utilidade da peça, que é satisfazer usuários. Considerar este aspecto colabora para o sucesso do produto futuramente.
   Desenvolver este projeto também mostrou que, quando se trata de design feito com resíduos reciclados, é importante se escolher os materiais a serem utilizados baseando-se nas necessidades definidas nos requisitos. Por exemplo, não adianta ter a intenção de produzir uma peça que transmita alto valor agregado, se o material a ser utilizado impossibilita bom acabamento. 
   Por fim, e mais importante, concluiu-se que além de todos estes pontos, é extremamente necessário que projetos como este, que visam beneficiar sociedade, sejam fáceis de serem reproduzidos. É este detalhe que o tornará acessível a qualquer pessoa, podendo impactar de forma positiva a vida de quem tiver disposto a produzí-lo, e só assim as peças cumprirão seu principal requisito.

conclusões da disciplina:

    Finalmente, a relevância de se pensar no quanto, e como, consumimos e descartamos resíduos, e a possibilidade de se ter contato com pessoas de realidades profundamente diferentes foram os pontos altos da disciplina. As reflexões que surgiram transformaram o olhar do estudante perante os materiais de descarte e frente a metodologia do design. Essas mudanças se mostram relevantes por poderem se desdobrar em atitudes futuras em benefício do meio-ambiente e a inovação dos processos de desenvolvimento de novos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário