quarta-feira, 3 de outubro de 2012

a produção dos protótipos - o pufe

    A montagem do protótipo do pufe também correu sem problemas. Devido ao pouco tempo até a apresentação final dos trabalhos, optou-se por fazer um protótipo pequeno, de dois lugares e com apenas parte do revestimento necessário para que se pudesse ter noção das técnicas utilizadas e dos passos a se seguir. 



    A construção da estrutura levou poucas horas, e consistiu na marcação e no corte da chapa de MDF de 1,5cm com uma serra manual. O acabamento foi feito com lixa, abaulando as pontas secas. 





  


Os pneus foram encontrados na rua, e após serem limpos, foram furados junto ao tampo de madeira, marcando os pontos de encaixe. Após esta etapa, o estofamento foi feito utilizando retalhos de tecido que seriam dispensados em uma confecção de roupas de praia. Um pedaço descartado de espuma foi utilizado para tornar a superfície mais homogênea. Para fechar o estofado utilizou-se um pedaço de juta, que com um grampeador industrial, foi preso à chapa de MDF. A estrutura de madeira foi então encaixada e aparafusada nos pneus, sendo depois bem presa com porcas. 


   A segunda fase, que será explicada mais à fundo no tutorial a ser desenvolvido, foi o revestimento. A técnica do amarradinho foi escolhida para revestir a peça por ser tipicamente brasileira e principalmente por ser feita a partir de retalhos de tecido que seriam descartados. O desenvolvimento é bastante simples, e sua utilização torna a peça ainda mais sustentável, uma vez que reduz a quantidade de resíduos no meio-ambiente, além de poder ser elaborado por qualquer pessoa.

   O pufe ficou muito confortável e com aparência interessante que visa despertar a curiosidade tátil do usuário, cumprindo de forma muito satisfatória a lista de requisitos a que se propunha.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário