segunda-feira, 1 de outubro de 2012

a produção dos protótipos - a luminária


   A produção do protótipo da luminária foi bastante simples e correu praticamente sem problemas. O desenho da alternativa formal escolhida foi passado ao Seu Xavier, o serralheiro que auxilia alunos de engenharia mecânica no laboratório da UnB. A produção começou imediatamente.

   O único problema que a produção enfrentou foi a chapa de metal escolhida para a estrutura: por não ser muito resistente, a chapa comprada por R$ 20,00 de 0,3 x 1m de alumínio teve que ser substituída por uma chapa de aço de 18mm, que custou por volta de R$ 15,00. 

  O processo de produção, que será detalhado em um tutorial, envolveu o corte da chapa, a marcação das distâncias das dobras e soldas, a dobra (feita em uma dobradeira e retocada com martelo e formão) a solda e os furos para sustentação, fiação e respiro.

   Abaixo vemos algumas fotos do processo:


 


 


  Depois da estrutura pronta rebarbas do metal foram lixadas à mão e a base metálica foi pintada de forma uniforme com tinta multiuso branca. Foram necessárias 4 demãos para que a chapa ficasse bem coberta.




   O passo seguinte foi prender os cabos de aço (comprados a 0,68 centavos o metro) aos furos de sustentação, fazer as instalações elétricas e prender todo o conjunto à uma tábua de MDF para exposição.




   O resultado foi uma luminária muito bem acabada, com formas inovadoras, bom desempenho e aparência de alto valor agregado, cumprindo satisfatoriamente os requisitos propostos pela disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário