sexta-feira, 28 de setembro de 2012

o retorno é o fim e o começo






    Depois de um longo período parado em razão da greve da UnB muita coisa mudou no projeto.

    A primeira e mais grave situação que surgiu neste período foi a falta de disponibilidade da comunidade de catadores da usina de triagem do PSul. Conforme foi passado pela presidente da associação, dona Graça, as prioridades do grupo mudaram e agora o foco deles seria a catação e a separação dos resíduos, e não o artesanato - a intenção dessa medida é tentar aumentar a produtividade do grupo para assim solucionar problemas estruturais que envolvem seu trabalho. As visitas para tratar do projeto passaram a atrapalhar as atividades da comunidade, que tinha metas a cumprir, e por isso, a parceria que deu origem ao projeto ficou bastante prejudicada.

   Conversando com o professor da disciplina e com colegas, foi decidido que o melhor a fazer, neste caso, era dar continuidade ao projeto sem a parceria com os catadores, mas tendo sempre em mente as limitações e os desejos que motivaram todo o desenvolvimento até aqui. Com essas mudanças, o produto final a que se pretende chegar serão não só os protótipos desenvolvidos a partir das soluções formais encontradas, mas também um breve tutorial de como produzir as peças - esta foi a forma encontrada de compartilhar com a comunidade os conhecimentos desenvolvidos na disciplina sem, no entanto, atrapalhar os trabalhadores em suas tarefas diárias. 

   Outra situação com a qual nos deparamos neste retorno aos trabalhos foi a simplicidade das alternativas que vinham sendo desenvolvidas até o momento. Com a orientação do professor e a ajuda de parentes e amigos que opinaram no projeto, concluiu-se que outra geração de alternativas era necessária para que novas formas fossem exploradas e assim se chegasse a resultados mais interessantes. 

É a partir daqui que o projeto re-aproveite, se recicla, toma novos contornos, e praticamente começa de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário